Apresentação

 

O curso de Engenharia Ambiental da Escola de Minas  (EM) da UFOP, que já formou mais de duas centenas e meia de engenheiros ambientais desde 2005, quando diplomou a sua primeira turma, teve início no segundo semestre de 2000 e é reconhecido pelo MEC desde 2004. É o terceiro curso de engenharia ambiental mais antigo de Minas Gerais, sendo o primeiro desta modalidade o da Universidade Federal de Itajubá (MG) -UNIFEI, 1998, e o segundo, o da Universidade Federal de Viçosa (MG) – UFV, que data do primeiro semestre de 2000.

 

guiadoestudante201Nesses anos, o curso da EM/UFOP vem se destacando como um dos mais tradicionais e importantes do país, alcançando em 2013 e 2015 o selo de Cinco Estrelas no Guia do Estudante da Editora Abril. Anteriormente a essa avaliação do curso feita pelo Guia do Estudante, a Engenharia Ambiental da Escola de Minas obteve a nota 4 numa escala de 0 a 5, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE (2008 e 2014), consolidando-se como um dos destacados do Brasil, num conjunto de mais de três centenas e meia de instituições de ensino que oferecem essa modalidade de graduação. Apenas pouco mais de três dezenas (32) cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis e Engenharia Ambiental e Urbana, num total de 373, têm notas superiores a quatro no ENADE, segundo o sistema eMEC (emec.mec.gov.br), acesso em março de  2017.

 

A Engenharia Ambiental da Escola de Minas tem como forte característica uma matriz curricular com 3.880 horas, sendo 3535 horas de disciplinas obrigatórias e 285 horas de disciplinas eletivas distribuídas em um elenco de 62 disciplinas obrigatórias que privilegia a abordagem geológico, mínero e metalúrgico ambiental e mais de uma dezena de disciplinas optativas nos mais diferentes ramos de interesse dessa modalidade de engenharia. Tais particularidades são consideradas como característica diferencial dentre os demais cursos de Engenharia Ambiental do país. Complementarmente o componente Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais (AACC), com sessenta horas de atividades, constitui  a grade curricular do curso.

 

 

Infraestrutura Didática do Curso

 

O ciclo básico do curso de Engenharia Ambiental da UFOP é ministrado no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB), contemplando as disciplinas dos departamentos de Matemática, Física, Ciências Biológicas, Química, Computação, Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente. Neste Instituto, estão disponíveis os Laboratórios de Ensino de Química, Física, Programação de Computadores, Modelagem e Simulação dos Sistemas Terrestres (TerraLAB), Laboratórios de Biologia e Tecnologia de Microorganismos.

Boa parte das disciplinas específicas é ministrada nos prédios da Escola de Minas, envolvendo os Departamentos de Engenharia Civil, Metalúrgica, Produção, Ambiental e Geológica, no prédio do Departamento de Engenharia Geológica e de Minas (DEGEO-DEMIN), onde ficam os Laboratórios de Geoprocessamento, Geotecnia, Mineralogia, Petrografia, Pedologia e de Tratamento de Minério, e no Bloco de Salas de Aulas, onde é ministrada parte das aulas teóricas de outros departamentos.

 

 

Características Gerais do Currículo 

 

O curso de Engenharia Ambiental da UFOP segue uma estrutura curricular multi e interdisciplinar tendo em vista as exigências área ambiental. Os quatro primeiros semestres do curso incluem disciplinas de formação básica (Ex.: Cálculo Diferencial e Integral, Física, Biologia Celular e Microbiologia, Química, Ecologia Básica, Estatística, Ecossistemas, Equações Diferencias, Fenômenos de Transporte, etc.). Os seis semestres restantes abarcam disciplinas de formação profissional geral (Ex.: Climatologia, Geoprocessamento, Gerenciamento e Tratamento de Resíduos, Hidrogeologia Ambiental, Hidrologia, Sistemas Hidráulicos e Sanitários, Geotecnia, etc.) e de formação profissional específica, tais como, Legislação Ambiental, Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental, Planejamento e Sistemas de Gestão Ambiental, Hidrogeologia, Gestão de Resíduos Sólidos, Tratamento de Água e Efluentes, etc. (Vide fluxograma do curso).

O curso tem como forte característica uma matriz curricular com 3.910 horas distribuídas em um elenco de 62 disciplinas obrigatórias e mais de uma dezena de disciplinas eletivas. A grade curricular do curso da EM/UFOP segue as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia – Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002.

 

Estrutura Curricular

1º Período

2º Período

3º Período

4º Período

5º Período

AMB101 - Introdução à Eng. Ambiental

ARQ 212 - Expressão Gráfica I

AMB 102 - Ocupação e Planejamento Territorial

ARQ 213 - Topografia Aplicada

CIV 108 - Mecânica Engenharia

CBI 232 - Biologia Celular e Microbiologia Aplicada à Eng. Amb.

BCC 701 - Programação de Computadores I

BEV 214 - Ecologia Básica

BEV 208 - Ecossistemas

CIV 271 - Hidráulica

GEO 110 - Geologia Geral

FIS 130 - Física I

FIS 131 - Física II

CAT 122 -Fenômenos de Transporte

AMB 107 - Princípios de Biotecnologia

MTM 122 - Cálculo Diferencial e Integral I

GEO 113 - Minerais, Rochas e Solos

MTM 124 - Cálculo Diferencial e Integral III

CBI 234 - Microbiologia Aplicada à Engenharia Ambiental

GEO 114 - Climatologia

MTM 131 - Geometria Analítica e Cálculo Vetorial

MTM 112 - Introdução à Álgebra Linear

MTM 125 - Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias

FIS 132 - Física III

GEO 115 - Erosão e Deposição de Sedimentos

QUI 200 - Química Geral

MTM 123 - Cálculo Diferencial e Integral II

QUI 117 - Físico-Química

GEO 169 - Geoquímica Ambiental

GEO 116 - Cartografia Aplicada

Eletivas

QUI 153 - Química Orgânica Ambiental

Eletivas

EST 202 - Estatística e Probabilidade

Eletivas

Estrutura Curricular

6º Período

7º Período

8º Período

9º Período

10º Período

AMB 105 - Operações Unitárias

PRO 243 - Organização e Administração I

AMB 176 - Avaliação de Impacto de Licenciamento Ambiental

AMB 103 - Trabalho de Graduação I

AMB 104 - Trabalho de Graduação II

AMB 118 - Degradação e Poluição Ambiental

DIR 751 - Direito Ambiental

CIV 274 - Sistemas Hidráulicos e Sanitários

AMB106 - Tratamento de Efluentes Gasosos

E letivas

BCC 443 - Geoprocessamento e Sistema de Inf. Geográficas

FAR 102 - Epidemiologia Ambiental

MET 206 - Resíduos Sólidos e Efluentes na Metalurgia

AMB 128 - Instrumentos de Planejamento e Sistema de Gestão Ambiental

Eletivas

CIV 272 - Hidrologia Aplicada

FAR 103 - Métodos Biológicos de Tratamento de Resíduo

MIN 102 - Tratamento de Efluentes na Mineração

AMB 392 - Estágio Curricular

 

CIV 273 - Transporte de Sedimentos

AMB 119 - Fontes Energéticas e Meio Ambiente

PRO 242 - Economia II

CIV 275 - Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos

 

MIN 101 - Processos em Mineração

GEO126 - Hidrogeologia Ambiental

PRO 244 - Organização e Administração II

CIV 423 - Tratamento de Esgotos

 

MIN 215 – Geotecnia

MET 205 - Processos em Metalurgia

Eletivas

MET 207 - Metalurgia e Meio Ambiente

 

Eletivas

PRO 241 - Economia I

Eletivas

MIN 103 - Mineração e Meio Ambiente

 

 

Disciplinas Eletivas

 

As disciplinas eletivas contemplam assuntos escolhidos pelo aluno do curso permitindo a ele um maior aprofundamento na abordagem de temas e assuntos específicos ou fornecendo-lhe um conjunto abrangente e diversificado da engenharia e do meio ambiente de acordo com seus interesses. As disciplinas eletivas permitem flexibilizar a formação dos alunos da graduação. Um elenco de mais de vinte disciplinas eletivas é oferecido para a Engenharia Ambiental, tendo o aluno que cursar, no mínimo, 285 horas nessa modalidade.

 

Disciplinas Eletivas

CAT 304 - Modelos Energéticos e Planejamento Regional

CAT 305 - Análise e Projeção da Demanda de Energia

CIV 424 - Gerenciamento de Recursos Hídricos A

CIV 425 - Simulação da Qualidade da Água em Rios e Estuários

CIV 426 - Simulação da Qualidade da Água em Rios e Reservatórios

CIV 437 - Modelagem Matemática II

FAR 363 - Qualidade de Águas

GEO 127 - Gerenciamento de Recursos Hídricos B

 

GEO 308 - Diagnóstico Geo-Hidrológico Ambiental I

QUI 180 - Físico-Química de Superfície

QUI 175 - Origem e Caracterização de Petróleo de Derivados

QUI 301 - Tratamento de Efluentes Líquidos Industriais

 

BEV 182 - Educação Ambiental

BEV 263 - Ecologia Aquática

MIN 105 – Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração

MIN 220 -  Manejo de Estéreis e Rejeitos de mineração

 

MIN 111 - Mecânica das Rochas

MIN 243 - Estabilidade de Taludes

MIN 256 - Processamento de Minerais I

MIN 257 - Processamento de Minerais II

 

MIN 258 - Processamento de Minerais III

MIN 262 - Introdução à Geoestatística

BEV 202 - Biogeografia

GEO 129 - Processos e Depósitos em Encostas

 

GEO 130 - Dinâmica Costeira e Processos Erosivos

GEO 134 - Geoquímica dos Processos Exógenos

GEO 227 - Processamento Digital de Imagens

GEO 294 -     Geologia de Engenharia

 

AMB 306 - Ecologia Industrial e Sustentabilidade

AMB 305 - Contaminação e Remediação do Solo e da Água Subterrânea

MIN 217 -  Geotecnia de Meios Urbanos

GEO 164 - Pedologia

 

MIN 217 -  Geotecnia de Meios Urbanos

 

AMB 304 - Auditorias e Perícias Ambientais

AMB 301 - Gestão da Qualidade do Ar

 

AMB 302 - Visitas Técnicas em Engenharia Ambiental

AMB 303 - Seminários em Engenharia Ambiental

MTM 154 - Estatística Aplicada I

BCC 445 - Modelagem e Simulação dos Sistemas Terrestres

 

MTM 155 -Estatística Aplicada II

FIS 133 - Física IV

PRO 255 - Engenharia Econômica

BCC 702 - Programação de Computadores II

 

EDU 303 - Metodologia Científica

CBI 213     - Patologia Ambiental

FAR 104 – Ecotoxicologia

FIL 200 -Introdução à Filosofia das Ideias

 

PRO 338 - Gestão Ambiental de Sistemas Energéticos

QUI 129 - Química Analítica I D

PRO 316 - Logística Reversa

PRO 302 - Ações Empreendedoras

 

 

Os Pré- Requisitos

 

O aluno deve cumprir necessariamente as atividades acadêmicas obrigatórias para que possa matricular-se em uma determinada disciplina ou atividade prevista no projeto pedagógico do curso. A condição de pré-requisito pode ser a aprovação em disciplina(s) anterior(es) à matrícula na disciplina pleiteada ou no cumprimento de tarefas obrigatórias do curso. É responsabilidade prioritária do aluno observar e conhecer os pré-requisitos determinados no projeto pedagógico do curso. Apenas em condições excepcionais e com justificativas plausíveis é que o aluno poderá solicitar quebra de tais pré-requisitos. Uma vez solicitada a quebra, o pedido será encaminhado para avaliação do Colegiado do Curso de Engenharia Ambiental (CEAMB), que tem a função regimental de acompanhar o oferecimento regular do curso e o desempenho dos alunos.

 

Coeficiente de Rendimento Escolar

 

O Coeficiente de Rendimento Escolar Semestral (CRE) é o índice que mede o desempenho acadêmico do aluno em cada período letivo. O número que indica o coeficiente de rendimento pode ser calculado pela fórmula abaixo, que é o somatório dos produtos obtidos entre nota e carga horária das disciplinas cursadas no semestre, dividido pela carga horária total das disciplinas cursadas no semestre.

Onde:
CRE = Coeficiente de Rendimento Escolar; Ni = nota na disciplina i;  CHi = carga horária da disciplina i; CH = carga horária total.

Ter um bom CRE (sempre maior que 6,0), além de demonstrar seu bom desempenho no curso, dá ao aluno da graduação da UFOP a oportunidade de participar de diversos programas que oferecem benefícios acadêmicos e bolsas de estudos, tais como: Programa de Iniciação Científica (PIC), Programas de Educação Tutorial (PET), Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br), Mobilidade Acadêmica, Programas de Extensão Universitária, dentre outros.

 

Atividades Extra Classe

Atividades em Laboratório

Estas atividades são executadas nos laboratórios de ensino e pesquisa da UFOP. Ao invés de aulas demonstrativas, as atividades em laboratório, de diversas disciplinas, são programadas de acordo com as necessidades pedagógicas e pesquisas em andamento, sendo que o aluno de graduação se integra a projetos de pesquisa e neles poderá aprender não somente técnicas específicas de instrumentação, mas também como essas técnicas são utilizadas na geração de conhecimento.

 

Atividades em Campo e Visitas Técnicas

Nas atividades de campo, os alunos têm contato direto com componentes do meio ambiente, principalmente em situações reais de conflitos entre a ação antrópica e o ambiente natural. Elas visam aplicar e demonstrar os conceitos e situações transmitidos no decorrer do curso. Pretende-se também viabilizar estudos in loco em regiões mais sensíveis à ação antrópica, cujo desenvolvimento deve levar em conta suas vocações e susceptibilidades naturais.

As visitas técnicas complementares visam demonstrar aos alunos os casos apresentados em sala de aula, oferecendo a oportunidade de visualização de situações reais de operação e desenvolvimento de atividades de cunho industrial, impactos gerados e ações de controle ambiental. Em Ouro Preto e vizinhanças, são visitados locais de instabilidade geotécnica e ocupações urbanas indevidas, afloramentos rochosos, minerações atuais e antigas, antigos garimpos, ecossistemas locais, unidades de conservação, depósitos de sedimentos, empreendimentos de interesse de controle ambiental, estações de tratamento de água (ETAs), estações de tratamento de esgoto (ETEs), aterros de resíduos, siderúrgicas, intervenções de recuperação e remediação ambiental, etc. Eventualmente visitas a trabalhos em áreas mais distantes também acontecem.

 

Trabalho de Graduaçao – TCC

O Trabalho Final de Graduação (TCC), realizado individualmente no 9º e 10º períodos da grade curricular, com carga horária de 120 horas, consiste no desenvolvimento de monografia de tema de interesse do aluno no campo da Engenharia Ambiental. Tais projetos podem envolver sugestões para atenuação ou resolução de problemas ambientais de interesse público ou de empresas, ou ter ênfase na pesquisa, como estudos de novas tecnologias em comparação com soluções convencionais. O trabalho deve ser defendido perante uma Comissão Avaliadora, composta pelo Professor Orientador, por outros dois professores e, eventualmente, por profissionais com experiência comprovada no tema da monografia, convidados pelo Professor Orientador.

A monografia serve para enriquecimento intelectual do graduando, permitindo ao aluno o coroamento do curso de graduação, uma vez que o levará a desenvolver um trabalho com fundamentação científica, proporcionando-lhe no final desta fase da graduação um conhecimento amplo sobre um determinado assunto de cunho científico e/ou técnico no campo ambiental. As normas do TCC podem ser encontradas no http://deamb.ufop.br/

 

Estágio Curricular

O estágio curricular é obrigatório para os cursos de engenharia, com carga horária mínima de 160 horas, e deverá ser cumprido em órgãos e empresas públicas ou privadas, permitindo ao aluno desenvolver atividades relacionadas à área ambiental, conforme determinam as diretrizes curriculares da engenharia, devendo a disciplina ser cursada após o aluno ter sido aprovado em 1800 horas do curso. A proposta do estágio é que sejam colocados em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de maneira que o aluno possa vivenciar no dia a dia a teoria absorvida na Universidade, podendo refletir e confirmar os assuntos abordados nas disciplinas.

Tem a função de propiciar ao estagiário o aprendizado social, profissional, cultural e técnico, tendo como resultado uma reflexão real e futurista dos cenários sobre sua colocação como futuro colaborador das atividades técnicas e profissionais.

A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, introduziu uma série de inovações nas normas que regem a modalidade de capacitação prática de estudantes. Entre seus principais méritos, citam-se: a manutenção do caráter pedagógico do estágio e da participação da instituição de ensino na definição e aprovação do plano de atividades do estudante em ambiente de trabalho, a redução da carga horária dos estágios de alunos do ensino superior para 6 horas/dias e 30/horas semanais, o estabelecimento de um tempo mínimo de um semestre letivo e máximo de dois anos em uma mesma empresa ou órgão público, entre outras normas.  Para maiores informações, acesse a cartilha do Ministério do Trabalho e Emprego no seguinte endereço eletrônico: http://www.mte.gov.br/politicas_juventude/cartilha_lei_estagio.pdf.

Para a Engenharia Ambiental, a RESOLUÇÃO CEAMB N°. 015, DE 2015, define normas relativas à disciplina Estágio Curricular.  

 

Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais – AACC  

As Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (AACC) consistem em um conjunto de atividades de natureza pedagógica complementar e obrigatória, inerente à estrutura curricular do Curso de Engenharia Ambiental da Escola de Minas e que visam à integração entre a teoria acadêmica e a prática profissional.

Consideram-se como Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (AACC) as práticas acadêmicas de múltiplos formatos não previstas no rol de disciplinas contidas no currículo pleno do curso, visando à flexibilização da sequência curricular de modo a possibilitar que o próprio discente procure, de forma autônoma, sua formação complementar.

As AACC têm como finalidade:

  • complementar a formação do aluno, considerando o currículo pedagógico vigente, as diretrizes curriculares e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação;
  • ampliar o conhecimento teórico-prático do corpo discente com atividades extra-classe;
  • fomentar a prática de trabalho entre grupos e a interdisciplinaridade;
  • estimular as atividades de caráter solidário; e
  • incentivar a tomada de iniciativa e o espírito empreendedor dos alunos.

 

Conforme a Resolução CEAMB 017/2018, os alunos de Engenharia Ambiental da UFOP deverão realizar 60 horas de atividades obrigatórias de AACC e a atribuição de carga horária constará no histórico escolar do aluno, com a referência “Formação Complementar” (informando a atividade desenvolvida), acompanhada do número de horas, no período letivo correspondente. É importante ressaltar que somente poderá se apropriar de carga horária em uma atividade com esse propósito o aluno que não tiver reprovação em disciplina no período em que se dedicou a tal atividade. No anexo da resolução, existe uma tabela indicando a carga horária e a periodicidade das atividades que podem se encaixar nessa categoria. Disponível em: http://deamb.ufop.br/sites/default/files/deamb/files/res_ceamb_017_2016_...