Projeto Rondon - Operação Portal do Sertão

Rondon_PETO Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal atrelado aos Governos Estadual e Municipal que, juntamente das Instituições de Ensino Superior, promovem ações que estimulam o desenvolvimento de cidades e comunidades de regiões pré-estabelecidas. É focado em trabalhar em projetos de interesse social, que acrescentem no desenvolvimento local e sustentável e que agreguem valor na construção da cidadania dos envolvidos.

As características e objetivos do Projeto Rondon são compatíveis às do Programa de Educação Tutorial, visto que, diante do caráter extensionista, o projeto busca levar melhorias à comunidade, além de fixar, nos alunos envolvidos, valores de responsabilidade social, fortalecimento da cidadania e contribuição para o desenvolvimento sustentável. Além disso, o Projeto oferece a oportunidade do universitário se inserir em uma realidade, na maioria das vezes, diferente da qual ele está submetido e obter um senso crítico mais realista sobre o país.

O PET Ambiental, em 2023, participou da Operação Portal do Sertão, realizada na Bahia, dos dias 26/01/2023 a 12/02/2023. Os petianos Italo Mol, Luan Soares e Maria Clara Martins, representaram a UFOP, juntamente com as alunas do PET Civil: Eliza Barbosa, Geovanna Ferreira e Marina Assis; do PET Nutrição: Iara Araújo; e do PET Pedagogia: Junia Martins, sob coordenação e orientação dos professores do Departamento de Engenharia Civil (DECIV): Ana Letícia Pilz e Aníbal Santiago.

A equipe UFOP, composta por 8 alunos e dois professores, juntamente com a equipe do Centro Universitário do Espírito Santo - Câmpus Colatina (UNESC), desenvolveram a ação no município Pedrão (BA), dos dias 29/01/2023 a 10/02/2023. A UFOP foi responsável pelas oficinas das áreas temáticas do Conjunto de Ações “B”: Comunicação, Trabalho, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, enquanto a UNESC pelas oficinas das áreas temáticas do conjunto de ações "A": Saúde, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Cultura. Foram realizadas mais de 60 oficinas capacitadoras em Pedrão, contando com a participação de 1154 participantes, das mais variadas idades. Confira abaixo as fotos de algumas oficinas.

Equipe UFOP e UNES - Operação Portal do Serão, Pedrão (BA)

Rondon 2023

OFICINA COMPOSTAGEMOficina "Compostagem: funcionamento e benefícios". Ensinamentos sobre como funciona a compostagem e como montar uma composteira de baldes empilhados.