Quando uma pessoa presenteia uma criança com um celular, um tablet ou um computador, muita das vezes ela está estimulando-a ao consumismo e sedentarismo, primeiro pois esses aparelhos contém cada vez mais aplicativos que tentam alienar a população com centenas de comercias sobre produtos que se dizem melhores dos o que as pessoas já tem ou que tenham uma nova utilidade e segundo pois o público infantil tem tendência a ficar “preso” por esses aparelhos, por exemplo com jogos virtuais, deixando de lado as brincadeiras saudáveis com os amigos da vizinhança.
O consumismo vem aumentando e podemos perceber isso se olharmos para as crianças de hoje. O motivo dela querer um brinquedo ironicamente deixou de ser porque ela quer brincar, agora encontramos motivos como: querer se enquadrar com os amigos, já que estes possuem o tal objeto e também pelo comercial chamar muita atenção, já que foi especialmente feito para isso, despertar interesse dos pequeninos. Esse ciclo tende a formar pessoas desde crianças em verdadeiros consumistas, estimulando a compra de produtos que eles NÃO precisam. Cada vez mais em nosso dia a dia somos manipulados pela televisão, pelo celular e para onde olhamos, sempre quando saímos, sempre quando ligamos a TV e sempre quando mexemos em nossos celulares, damos de cara com um novo produto, “compre isso” “compre aquilo” “compre” “compre” “compre”. O sistema que está diante de nós é baseado no capitalismo. A publicidade infantil mantém essas criancinhas na palma da mão, e acredite, elas também têm seus pais na palma da mão. Se não existe motivo para presentear, o capitalismo cria... Dia das crianças, Páscoa, Natal, Aniversário e muitos outros, esses eventos praticamente obrigam os pais a dar um bem de consumo para seus filhos. O que implica na exploração cada vez mais dos recursos naturais. Exploração exagerada e desnecessária que será responsável por impedir a qualidade de vida das futuras gerações.
É necessário que pensemos antes de agir, precisamos conscientizar os nossos futuros adultos para que eles não se transformes em grandes consumistas e devemos tomar atitudes para mudar nosso estágio.
Ver também: Blog Ambiental