Troncos de Eucalipto São Usados Para Melhorar Qualidade de Recursos Hídricos

troncos-de-eucaliptoEssa nova tecnologia foi trazida da Inglaterra após ter resultados positivos na melhora da qualidade dos afluentes do Rio Tâmisa. A prática consciente em adicionar troncos de eucalipto ao longo de um percurso, de forma a reestabelecer o meandro do corpo d’água. A experiência no Brasil foi realizada pela Aphysia no rio Mangaraí, no estado de Espírito Santo. A empresa, juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP) em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) foi a pioneira em estabelecer o projeto no país.
Os trocos, amarrados com cabo de aço, proporcionam muitos benéficos para o recurso hídrico. Um deles é a diminuição da velocidade da água, o que permite a maior infiltração no lençol freático e a melhoria da fauna, visto que espécies de peixes começam a se restabelecer na região. Outrossim os troncos são responsáveis por oxigenar a água e reduzir o fluxo de sedimentos, gerando um decaimento do nível de turbidez. Além disso nos remansos formados, as folhas são acumuladas gerando um lodo, permitindo um aumento da biodiversidade.
Com a implantação do projeto foi possível perceber que esta é uma técnica muito eficiente e de baixo custo. Certamente a mesma será implantada em outras regiões, possibilitando a análise do seu comportamento mediante as especificidades de cada área.

Fonte: O PAPEL vol. 78, num. 8, pp. 106 - 113 AUG 2017

Disponível no link: http://www.revistaopapel.org.br/noticia-anexos/1503891760_4fcde7adbf2ba9...