"Terra” é um documentário de 2007 produzido pela Disney Nature como uma adaptação da série de TV da BBC. Como um tradicional documentário de vida selvagem, “Terra” mostra os comportamentos de alguns animais, as interações entre espécies, a presença animal por diferentes ambientes e a odisseia particular de alguns indivíduos em busca de sobrevivência. Os fatos de que a vida é uma especialidade da Terra e que ela se desenvolve através de complexas e detalhadas relações de interdependência são constantemente destacados pela narrativa, além dos danos aos animais gerados pelas alterações dos seus habitats. Conceitos ecológicos como populações, comunidades, relações intra e interespecíficas, diversidade, abundância e nicho são bem ilustrados.
As situações selvagens mostradas não possuem nada de civilizacional, são expressões das relações diretas da natureza. Uma observação científica exigiria que o espectador evitasse ao máximo antropomorfizar a vida selvagem, entendendo-a como puramente factual e suficiente em si mesma. Entretanto, o filme é montado de maneira tão artística, demonstrando uma unidade geral tão cheia de significado e valendo-se de uma trilha sonora remetente à época de ouro do romantismo musical que torna-se difícil para um humano não se identificar com o que está sendo mostrado. As cenas são estonteantes e irresistivelmente produzem certa sensação de pertencimento, de empatia com as situações selvagens, de forma que parecem admoestar aos humanos em favor do equilíbrio terrestre; exortando aos espectadores a entenderem que eles mesmos são partícipes do grande panorama da vida e que possuem alguma responsabilidade sobre ele.
“Terra” satisfaz aos curiosos pela vida selvagem, aos amantes do meio ambiente e aos desejosos por beleza. Vale a pena assistir!