Os Corais possuem importante função ecológica, como a de servir como abrigo e alimento para diversas espécies, além de manter a água livre da poluição, devido a sua atividade filtradora. Por esse motivo, é fundamental a sua preservação, de forma a garantir a funcionalidade do ecossistema aquático. Entretanto, o superaquecimento das águas, consequência direta das mudanças climáticas, vem afetando drasticamente esse grupo.
No Brasil, existe a chamada Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), considerada a maior unidade de conservação federal marinha costeira do país. A unidade de conservação possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangues (localizada entre os municípios de Rio Formoso, no litoral sul de Pernambuco, e Maceió, capital do estado de Alagoas). É uma unidade de uso sustentável, busca garantir os objetivos de conservação/preservação ambiental e os usos direto (pesca) e indireto (turismo e pesquisa), de forma a permitir esse uso para as gerações atuais e futuras.
A APA foi criada exclusivamente em áreas sob o domínio da União e APPs (Áreas de Preservação Permanente). Envolve dois estados, onde vivem aproximadamente 200 mil pessoas, muitas delas dependem diretamente do uso dos recursos naturais da unidade como o turismo e a pesca artesanal.
Sua conservação é fundamental para a preservação de diversas espécies e a manutenção do equilíbrio ambiental da região.
Fonte: ICMBio