A demanda de carne está alimentando o desmatamento e as mudanças climáticas

Julho 19, 2021

A demanda de carne está alimentando o desmatamento e a mudança climáticaO Fórum Ecônomico Mundial alertou esta semana sobre como consumo de carne está diretamente associado a impactos ambientais, todos os anos, bilhões de animais são criados e abatidos para alimentação, isso usa grandes quantidades de água e energia, além dos impactos diretos na degradação do solo.

Um exemplo substancial é que são necessários cerca de 15.000 litros de água para produzir um único quilo de carne, além de consumir recursos, a indústria da carne gerou quantidades consideráveis de emissões de gases de efeito estufa. Em comparação com a produção de um hambúrguer de carne normal, as alternativas vegetais usam até 99% menos água, 95% menos terra e 90% menos emissões, de acordo com as Nações Unidas.

Alguns especialistas acreditam que as alternativas podem ser melhores para as pessoas e para o meio ambiente, uma startup em Israel, Redefine Meat, está usando impressão 3D em escala industrial para produzir um 'bife alternativo' baseado em plantas que, segundo ela, tem uma estrutura e textura semelhantes às reais.

Fonte: World Economic Forum