PASSIVO AMBIENTAL


passivo_ambiental.pngÉ entendido como passivo ambiental o somatório de danos ao meio ambiente causados por empreendimentos onde estes danos não tenham sido reparados ao longo do tempo.

Esse passivo ambiental altera a qualidade do meio ambiente através dos insumos utilizados no processo produtivo dessas empresas.

São exemplos: o lançamento de produto químico em ambiente aquático, o destarte incorreto de resíduos e a contaminação de solos e água subterrânea.

Quando a empresa gera passivos ambientais, é atribuído a ela um valor de investimento pra a recuperação ou reabilitação do ambiente alterado. Esse valor também é representado por multas e indenizações.

Um exemplo foi o derramamento de óleo na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro em 2000. Cerca de 1,3 milhões de litros de óleo combustível foi derramado sob a responsabilidade da Petrobras, a empresa teve que arcar com cerca de 103 milhões de reais para a recuperação da área afetada, multas e indenizações.

Gostaram?

Deixe sugestões e comente com a gente as suas considerações!

Fonte: https://www.todamateria.com.br/passivo-ambiental/

Para saber mais sobre o derramamento de óleo: https://oglobo.globo.com/sociedade/vazamento-de-mais-de-1-milhao-de-litr...