Pesquisadores da USP geram energia limpa com resíduos de madeira

Dezembro 8, 2021
Energia a partir de resíduos da madeira

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo mostrou como gerar energia limpa a partir de resíduos, como serragem de madeira.

O professor da Poli-USP e membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricista, José Roberto Cardoso relata que a produção de energia através da biomassa do projeto em questão é advinda de pedaços de madeira que sobram de uma trituração e a serragem proveniente do corte e beneficiamento da madeira, preservando a rastreabilidade dessa madeira que foi provida de atitudes legais.

Para gerar energia, o material é queimado de maneira controlada, gerando gases que possuem baixo poder de combustão, “gases pobres ”. Esses gases são aproveitados para movimentar motores a combustão especiais. Cardoso explica que o gás carbônico emitido pela queima de biomassa não causa poluição, pois já faz parte do ciclo de carbono na atmosfera. Vale ressaltar que resíduos como caroço de açaí, palha de arroz e de milho também podem ser utilizados.

O projeto em questão é acompanhado de um estudo ESG-do inglês “Economy, Social and Government’-, que avalia sua sustentabilidade, impacto social e governança ambiental.

Fonte: https://veja.abril.com.br/agenda-verde/pesquisadores-geram-energia-limpa-com-residuos-de-madeira/