Para atuar na área de Gestão Ambiental o engenheiro ambiental possui um conjunto de competências e habilidades que vai da área administrativa a do manejo de recursos naturais.
De maneira geral, é uma área que costura a relação meio ambiente com o ser humano, buscando sempre um equilíbrio para o bem-estar dos dois lados.
Ainda no âmbito da Gestão Ambiental existem subdivisões de competências que podem ser atribuídas ao engenheiro ambiental: Como conduzir a identificação de impactos ambientais, implementar técnicas de recuperação de áreas degradadas e pesquisar e otimizar a exploração de bens, pensando na mitigação dos impactos negativos e na potencialização dos impactos positivos.
Na graduação, sobretudo na disciplina de Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental, na UFOP, vários modelos de identificação de impactos podem ser estudados: dos modelos subjetivos aos quantitativos, tudo dependendo do impacto ao meio ambiente, do porte do empreendimento, do impacto à comunidade e ao ecossistema ao redor.
Fonte: https://www.cnpma.embrapa.br/unidade/index.php3?id=229&func=pesq
Maio 22, 2020
Ver também: Atuação da Engenharia Ambiental