Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 15, Vida Terrestre, versa pela conjunção das intenções políticas e dos interesses pela preservação dos ecossistemas terrestres. Frente à necessidade de travar o desmatamento desregrado, a caça ilegal, a degradação de biomas, a esterilização de solos e a extinção de espécies inteiras, o ODS 15 tem como mote a elevação desses temas ao nível de importância da política internacional.
O Brasil, com toda a sua biodiversidade e vasta variedade de biomas em seu território, recebe destaque nesse ODS. Levando em conta fatos como o aumento do desmatamento na Amazônia em 2020 e a propensão para desastres naturais relacionados ao clima, é de suma importância que o ODS 15 seja observado nas decisões políticas do Brasil. Além de tudo, os temas relacionados aos ecossistemas terrestres possuem íntima relação com o bem-estar humano, seja em aspectos prosaicos, seja em aspectos econômicos.
O ODS 15 expande o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 7, incutindo mais fortemente as questões ambientais nos ideais da ONU; a busca por um mundo mais sustentável passa necessariamente pela defesa da vida terrestre.
Setembro 22, 2020