Pesquisa mostra como biodiversidade e biomassa afetam estoque de carbono no cerrado

Maio 10, 2023

Pesquisa mostra como biodiversidade e biomassa afetam estoques de carbono no CerradoOs pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP estudaram a relação entre a biodiversidade do Cerrado, seu estoque de carbono e a biomassa de sua vegetação, em que foi observado uma maior reserva de carbono em áreas com mais biomassa e mais biodiversas.

Sendo o segundo maior Bioma brasileiro, o Cerrado é responsável por uma das maiores biodiversidades do país, contudo hoje se encontra em grande ameaça, sua biodiversidade engloba toda sua fauna e flora e também suas variabilidades.

Durante o processo de fotossíntese, as plantas fixam o gás carbônico retirado da atmosfera, sendo então o estoque de carbono. Esse mecanismo é responsável por mitigar as mudanças climáticas. O vegetal originado das árvores é o material orgânico que forma a biomassa e tem responsabilidade no resultado do cálculo do carbono absorvido pela flora.

Leia a matéria completa aqui: https://jornal.usp.br/ciencias/pesquisa-mostra-como-biodiversidade-e-biomassa-afetam-estoques-de-carbono-no-cerrado/