Projeto Busca Restaurar Áreas Degradadas no Cerrado, semeando mais de 800 hectares até 2024

Junho 13, 2022
projeto_cerradoO Cerrado atualmente ocupa mais de 2 milhões de km², representando cerca de 24% do território nacional.É considerado a caixa d'água do Brasil, uma vez que 8 das 12 bacias hidrográficas brasileiras nascem na região. Entretanto, nas últimas décadas esse bioma, tão importante para a biodiversidade brasileira, vem sofrendo fortes impactos antrópicos, como o desmatamento. Entre agosto de 2020 e julho de 2021 foram desmatados 8.5 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa.

Quando se fala em mudança no uso da terra dentro do Cerrado tem que se pensar em soja. Entre 2003 e 2013, a quantidade de terra do bioma destinadas à agricultura passou de 1,2 milhões de hectares para 2.5 milhões, sendo 3 quartos dessa expansão ocorridas em áreas de vegetação nativa. Sendo assim, para recuperar as áreas degradadas pela agricultura, a bióloga Alba Cordeiro aposta na vegetação da restauração. A Rede de Sementes do Cerrado existe desde 2001. Em mais de 20 anos, 330 hectares foram restaurados. A estratégia usada pelo grupo é a de semeadura de espécies vegetais.

A ideia do projeto agora é semear 800 hectares do Cerrado dentro do projeto "Água Cerratenses, plantar para brotar". A restauração será focada na Bacia do Rio Tocantins.

Fonte: Terra