Recepção de Calouros - visita técnica a cidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão

Novembro 3, 2023

visitatécinicacalouros_2023No sábado (28/10/23) o PET Ambiental realizou uma visita técnica, como forma de recepção aos calouros de Engenharia Ambienal, vinculada à disciplina Introdução à Engenharia Ambiental, ministrada pelo professor Guilherme. A visita técnica foi desenvolvida em algumas cidades antigidas pelo rompimento da Barragem de Fundão (Paracatu e Barra Longa).

A atividade se iniciou às 7h da manhã, horário de saída do ônibus da UFOP, com direção a primeira parada da visita, no Cruzeiro de Paracatu de Cima. Neste local foram distribuídas cartilhas para orientar a visita e foi relatado sobre o rompimento da Barragem de Fundão e discutido sobre conceitos relacionados ao tema, como mineração, rejeito, barragem, impactos ambientais e ações de recuperação ambiental. Também foram mostradas imagens da situação do local após a chegada da lama em 2015, para fazer uma comparação de como está o local anos após o desastre. Além disso, foi realizada uma análise de alguns parâmetros de qualidade da água, como turbidez, oxigênio dissolvido, pH, alcalinidade e condutividade elétrica, por meio de uma sonda multiparamétrica portátil. Com isso, foi explicado aos estudantes a importância desses parâmetros para monitorar a qualidade da água e como eles foram alterados após o lançamento do rejeito no Rio Doce e seus afluentes.

visita técnica calouros 2023.

Paracatu de cima

A segunda parada foi em Paracatu de baixo, onde foi mostrado, principalmente, o impacto social do rompimento. Nesse local muitas casas foram atingidas, assim como outros locais importantes para a comunidade como a escola municipal e a igreja St. Antônio que ficaram cobertas pela lama. Também foi realizada uma dinâmica com os estudantes, por meio de um jogo de tabuleiro que o PET Ambiental produziu.

visita técnica calouros 2023

Paracatu de baixo

Em seguida, partimos para Barra Longa. No caminho tivemos mais uma parada para medir parâmetros de qualidade da água de mais um rio e discutir e visualizar o replantio da mata ciliar que fora distruída pela passagem da lama. Por fim, paramos em Barra Longa, em que terminamos o jogo de tabuleiro e retornamos à Ouro Preto.

visitatécinicacalouros_2023..

Caminho de Barra Longa

A visita técnica serviu para conscientizar os alunos sobre o desastre e todos os seus impactos, muitos deles irreversíveis, sobre suas consequências na qualidade ambiental e na vida das pessoas e o papel da engenharia ambiental na prevenção e remediação de desastres como esse. Também foi uma forma de logo no inicío do curso colocá-los em contato na teoria e na pratica com conceitos que eles verão ao longo da graduação. A atividade terminou com uma confraternização em um estabelecimento de Ouro Preto, onde os professores, caluros e membros do PET Ambiental puderam se conhecer mais e descontrair.

recepção calouros 2023

Visita técnica com calouros da Engenharia Ambiental