
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi fundado em 1808 depois de uma decisão do até então príncipe regente Dom João para que o jardim surgisse como uma adaptação de espécies vegetais trazidas do mundo inteiro para o Brasil!. Hoje, junto ao governo federal, é um dos maiores centros de pesquisa no mundo no que diz respeito à de conservação de biodiversidade e botânica.
Ainda no âmbito ambiental, fundado no fim de 2015, o Museu do Amanhã agrega diversas exposições ao que regem sobre o futuro da humanidade, colocando em questões práticas atuais e até onde o ser humano pode intervir para as mudanças do planeta. É possível enxergar de forma lúdica a crítica entre o meio ambiente natural em contraste com as cidades e os interesses do homem de hoje.
Sendo assim, o PET Eng. Ambiental teve o prazer de visitar os dois pontos para se integrar de maneira sociocultural, realizando atividades e interagindo ao ambiente, agregando conhecimento e consciência sobre as atividades que entram como parte importante do nosso curso, Engenharia Ambiental.
Ambas as atividades nos dão um leque de ideias sobre o meio ambiente em que vivemos e a importância dele para a nossa própria sobrevivência e a de gerações futuras. É o mesmo ímpeto pelo desenvolvimento das ciências naturais e sua importância na vida humana - que, no século XIX, moveu a criação do Jardim Botânico e, nos nossos tempos, fundamenta o Museu do Amanhã - que nos motiva a desenvolver nossos estudos e atividades.
Precisamos começar a enxergar o planeta com outros olhos! Mas, e você, por onde está começando?!