"Jóias da Selva” é o primeiro episódio da série “Brasil Selvagem”, da NatGeo. Assim como no já tratado “A toca da onça pintada”, o episódio de abertura retrata as peculiaridades, as espécies e o funcionamento sistêmico de um bioma brasileiro; enquanto aquele abordava o Pantanal, este aborda a Mata Atlântica.
Todo o episódio gira em torno da enorme diversidade ecológica envolvida na Mata Atlântica, que originalmente se estende por grande parte do litoral e se aprofunda cerca de 600km no continente. Isso se evidencia até mesmo na forma expositiva do documentário: pretendendo acompanhar o comportamento de algumas espécies do bioma e pressupondo um esquema clássico de exposição-desenvolvimento-conclusão, feita a exposição de algumas espécies típicas, na medida em que o enredo as desenvolve, mais e mais espécies vão sendo apresentadas, como se a experiência de explorar a Mata Atlântica fosse um constante descobrimento de detalhes ocultos na massa verde da selva. A multiplicidade surge do exame atento da uniformidade aparente.
O documentário exibe a vida natural de maneira mais pura possível, com a mínima interferência humana. Entretanto, querendo ou não, o fato de que a Mata Atlântica, nos últimos 500 anos, sofreu severo desmatamento para o uso do território para pasto (restando apenas 28% de sua cobertura original) está sempre presente quando se fala da grande selva litorânea brasileira. “Jóias da Selva” mostra como a Mata Atlântica é fascinante e surpreendente, vale a pena assistir!
Fonte externa: Revista FAPESP.