Com o gradativo aumento das discussões de cunho ambiental, a importância da educação ambiental (EA) está tornando-se cada vem cada vez necessária. Entre toda a gama abrangida dentro da EA, a relevância sobre gestão de resíduos tem aumentado respectivamente com o crescimento mundial de resíduos gerados. A globalização de produtos, grande consumo, aumento da população mundial são fatos que vêm acontecendo cada vez mais, devido a isso a gestão adequada dos resíduos gerados possui um papel fundamental para não ocorrer atuais e futuros impactos ambientais, como: poluição atmosférica, poluição hídrica, poluição do solo e poluição visual, bem como impactos sociais, pois, dependendo do tipo de resíduos, eles podem ocasionar doenças para população. Outro impacto significativo é o risco de sofrer penalidades legislativas pela gestão inadequada.
Nesse cenário, a educação ambiental detém um papel fundamental em trazer a gestão de resíduos de forma palpável e de maneira mais informativa possível para toda população, uma vez que, ela contempla formas distintas de comunicação e de relacionamento com os vários atores sociais, comunidades e população, possibilitando conscientizá-los acerca dos riscos ambientais e sociais dos resíduos e com isso impulsionar o manejo correto desses materiais. Logo, torna-se necessário estruturar diferentes olhares e níveis de abordagem envolvidos, de modo a caminhar na direção da elucidação das novas dúvidas e desafios. (BARCIOTT; SACCARO, 2012).
Um estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Maria com o título: “Percepção e conscientização ambiental sobre resíduos sólidos no ambiente escolar: respeitando os 5r’s”, consistiu sucintamente em: buscar, identificar e analisar a percepção ambiental dos alunos sobre resíduos sólidos e a partir disso elaborar estratégias de conscientização e estimular a participação dos mesmos. Com a finalização do projeto, identificou-se uma defasagem na percepção sobre o assunto dos alunos e esta visão distorcida motiva os estudantes a se livrarem dos resíduos gerados de qualquer forma, não se importando com o destino final. Dessa forma, isso evidencia a importância da educação ambiental, a qual possibilitaria reverter esse descarte inconsciente por parte dos alunos e assim trazer uma conscientização sobre o manejo correto dos resíduos.
Tendo em vista a importância da educação ambiental em prol da gestão de resíduos em meio acadêmico, bem como a problemática dos resíduos eletrônicos (REE) o Programa de Educacional Tutorial (PET) da Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Ouro Preto (PET Ambiental) deu início em 2017 ao projeto “Eletrocoleta”. Tal atividade, visa não apenas minimizar os impactos negativos dos REE, mas também promover uma ação consciente da população, por meio do descarte correto dos REE. Dessa maneira, o Eletrocoleta conta com três pontos de coleta, localizados em diferentes prédios da UFOP (Bloco de Salas, ICEB e Escola de Minas), os quais ficam disponíveis para que a comunidade acadêmica, bem como a ouropretana deposite de maneira voluntária seus resíduos eletrônicos.
Além do Eletrocoleta, o PET Ambiental está buscando cada vez mais promover uma gestão correta de resíduos na UFOP. Diante disso, o grupo está desenvolvendo uma Roda Sustentável, que permeará por esse tema de resíduos eletrônicos. Brevemente divulgaremos mais aspectos sobre a atividade, que estará imperdível!
Referencias:
SANTOS, Adriana Souza; MEDEIROS, Nísia Maria París. Percepção e conscientização ambiental sobre resíduos sólidos no ambiente escolar: respeitando os 5R’s. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS). 2019.
BARCIOTT, Maria Lúcia; SACCARO, Nilo Luiz Junior. A importância da educação ambiental na gestão dos resíduos sólidos. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 2012.