Os benefícios da compostagem

Junho 1, 2021
Composteira

A utilização exacerbada vinculada ao uso de fertilizantes com conteúdo agressivo ao meio natural são uma grande problemática ambiental. Devido a sua dispersão difusa de poluentes e o risco de contaminação de recursos naturais, foram fomentadas diversas discussões e ideias de novas opções para nutrir solos e plantas da agroindústria atual. 

Uma dessas alternativas de fácil aplicação e que gera produtos nutritivos para o solo é a compostagem, que consiste em um processo que envolve a transformação de materiais que podemos chamar de grosseiros, tais como estrume, penas, lixo doméstico orgânico, serragem, algas marinhas entre outros, em materiais que possam ser utilizados na agricultura. O processo é realizado por milhares de microrganismos que se encontram presentes no solo que conta com matéria orgânica e que fazem dela a sua principal fonte de alimentação, obtendo dali sua energia, nutrientes minerais e carbono. Após esses processos, os nutrientes desses compostos orgânicos são disponibilizados de forma mais acessível para as plantas. Podendo ser aplicado em grande escala, como: lavouras e reflorestamentos e até para uso doméstico, como: pequenas plantações ou vasos. 

Além de garantir produtos com teor nutritivo para o plantio, ao realizar uma compostagem se reutiliza produtos orgânicos que seriam descartados. Desde modo, auxiliando na diminuição de resíduos. 

Para maiores detalhes sobre o assunto confira o trabalho:  

VALENTE, B. S. XAVIER, E. G. MORSELLI, T. B. G. A. JAHNKE, D. S. BRUM JR., B. CABRERA, B. R. MORAES, P. LOPES, D. C. N. Fatores que afetam o desenvolvimento da compostagem de resíduos orgânicos. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas – RS. 2009. 

 

Ver também: Blog Ambiental