Goma marinha se espalha na Turquia

Junho 21, 2021
goma marinha turquiaUma camada espessa e viscosa de matéria mucosa está se espalhando ao longo do Mar de Mármara, perto de Istambul, prejudicando a vida marinha e a indústria pesqueira turca.

O "muco do mar", ou mucilagem do mar, é uma lama verde natural que se forma quando as algas são sobrecarregadas com nutrientes como consequência do clima quente e da poluição da água.

Especialistas dizem que isso ocorre devido à poluição e às mudanças climáticas. Acredita-se que a mucilagem marinha, que cobre grandes áreas do Mar de Mármara, que conecta o Mar Negro ao Mar Egeu, é considerada a maior da história e está causando estragos nas comunidades locais.

Os animais marinhos são diretamente afetados pela gosma na superfície da água, além de entupir as guelras e brânquias dos peixes, impedindo a troca gasosa e matando por asfixia, atingindo também outros seres vivos que vivem na água e no solo marinho.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que o problema é causado pelo esgoto não tratado que é despejado no mar, além do aumento das temperaturas.

O governo enviou uma equipe de 300 pessoas para inspecionar possíveis fontes de contaminação. E prometeu salvar o litoral do país.
Eliminar a gosma do mar é muito mais difícil do que parece. As camadas superiores podem ser retiradas com baldes e redes, mas a mesma estratégia não pode ser usada no fundo do mar, pelo risco de puxar os organismos e corais que vivem ali.
A mucilagem pode ser decomposta naturalmente, com bactérias comendo a matéria orgânica, mas esse é um processo lento que pode demorar meses até ser completado.

No Brasil há vários registros de floração de algas. O processo é natural e acontece quando as condições são propícias, mas nunca foi registrado um muco das proporções da Turquia.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57422126