A importação de lixo tóxico é um problema ambiental muito grave que vem ocorrendo a anos. O continente africano por exemplo sempre foi um dos maiores alvos quanto a importação de lixo eletrônico. Embora a problemática parecia ser uma realidade distante para o Brasil, isso vem ocorrendo com frequência no nosso país. O território brasileiro vem recebendo lixo hospitalar de diversos lugares do mundo.
No dia 9 desse mês a Receita Federal apreendeu lixo hospitalar no Porto de Suape, no Recife. Dentre os materiais encontrados havia carga mangueiras e até mesmo bolsas de sangue. O auditor fiscal da operação lembrou um caso semelhante em 2011, quando 46 toneladas de lençóis hospitalares usados chegaram dos Estados Unidos, juntamente com outros lixos tóxicos. No caso atual, pode se tratar de uma realidade mais grave uma vez que que estamos passando por uma pandemia mundial. Visto isso, pode ocorrer de o lixo conter material biológico da COVID-19.
Devemos entender porque o território brasileiro está sendo algo desse crime. A resposta provavelmente está na facilidade desse material em passar pela fiscalização nos portos. Desta forma, é crucial que mais operações de investigação sejam feitas. Apenas assim poderemos barrar a importação de lixo tóxico para o Brasil.
Fonte: G1, O globo