Wetlands são sistemas ecológicos de tratamento de efluentes que replicam processos naturais de transformação de materia orgânica e ciclagem de nutrientes, como os que ocorrem em pântanos e mangues. O tratamento é feito principalmente por microrganismos que degradam a matéria orgânica e os compostos nitrogenados. Plantas, denominadas macrofitas, também podem auxiliar no processo.
As wetlands podem ser empregadas para tratar efluentes domésticos, agrícolas e pluviais. Ademais, também pode ser usado para recuperação de rios urbanos poluídos.
Esses sistemas possuem uma diversidade de modalidades construtivas. Além disso, apresentam baixo custo, operação simplificada e boa eficiência de tratamento. Entretanto, são sistemas que demandam espaço para sua implementação, sendo esse um dos principais empecilhos para a popularização desse tipo de tratamento de efluente.
Fonte: "Wetlands construídos aplicados ao tratamento de esgoto sanitário: Recomendações para implementação e boas práticas de operação e manutenção." Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado, 2018.