"O Amanhã é Hoje"

oamanhaehojeO documentário “O Amanhã é Hoje”, dirigido por Thais Lazzer e publicado em 2018, busca mostrar os danos causados pelas mudanças climáticas na vida dos brasileiros.
No decorrer do filme são apresentados os depoimentos de 6 brasileiros, de 5 estados, que relatam suas experiências decorridas pelas mudanças climáticas: secas cada vez mais severas em Pernambuco, que causam problemas na alimentação, na agricultura e na saúde; desastres causados pela chuva, que matam diversas pessoas e acabam com moradias e fonte de renda de comerciantes no Rio de Janeiro; ressacas marítimas desabrigando comunidades e inundando grandes centros urbanos em São Paulo; impactos na produção dos dependentes da pesca em Santa Catarina; incêndios que destroem o território de aldeias indígenas no Maranhão. Estes são alguns cenários retratados no documentário, ressaltando-os como consequências das mudanças climáticas.
São colocados, no mesmo plano, diferentes estados e regiões do Brasil; diferentes classes sociais; os prejuízos econômicos e os vitais; as perdas materiais e as culturais. Não há debate sobre o que é mais importante, frente ao potencial destruidor dos desastres naturais, tudo está à sua mercê. Todos os desastres naturais apresentados giram em torno das mudanças climáticas e suas principais raízes são a emissão de gases estufa e o desmatamento desregrado; o nome do documentário evidencia o estado de urgência. O filme suscita uma interessante reflexão sobre o papel do Estado e dos cidadãos nas questões ambientais e sobre o valor das florestas brasileiras, principalmente a Amazônica. “O Amanhã é Hoje” está disponível no YouTube, vale a pena conferir: https://youtu.be/azrnx55oawQ